segunda-feira, 21 de novembro de 2016

SEGUNDO ENCONTRO DE MONITORAMENTO - (22/11/2016)


        A Secretária Municipal de Educação deu as boas-vindas a todos e falou da importância da presença de todos no monitoramento do PME, especialmente dos representantes da sociedade civil para a reflexão sobre a educação com o objetivo de melhorar nossos índices e qualificar o ensino.
            A meta 2 foi apresentada pela professora Isaura Farias Figueira, representando as escolas municipais e pela professora Soila Ferreira Schröder, representando a Secretaria Municipal de Educação. Foram discutidas estratégias para que o IDEB melhore os resultados, os presentes sugeriram metodologias inovadoras e avaliações semelhantes às externas (ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização – Prova Brasil – ENEM). A implantação de classes de aceleração foi amplamente discutida, a fim de oportunizar a todos a conclusão do ensino fundamental e, principalmente, buscar estratégias para que todos aprendam na classe regular, sem a necessidade de deixá-los chegar em uma classe de aceleração. Houve uma ampla discussão em relação a realizar um trabalho intenso para uma maior participação das famílias no acompanhamento da vida escolar dos filhos.


      A meta 3 foi apresentada pelos professores Loivo Rodrigues e Kátira Ineu, representantes das escolas estaduais. O Ensino Médio recupera os alunos em defasagem de aprendizagem paralelamente, durante o ano letivo.



 As professoras Jucélia Loreto e Cilene Carvalho, apresentaram a meta 5. Os participantes sugeriram encontros com os professores da educação infantil para uma unificação teórico-metodológica.

As professoras Márcia Borges e Cleusa Ferreira, representando as escolas do campo, apresentaram a meta 6, onde uma das questões discutidas amplamente se refere à retenção de alunos após o ciclo de alfabetização, ao final dos terceiros e quartos anos.
A professora Rita Moreira da Silva apresentou a meta 15. O racismo e o bulling foram temas de muitas reflexões entre os presentes e foi sugerido planejar ações para evitar essas situações nas escolas.
A professora Arizete, representando o setor administrativo da SMEC, apresentou as metas 14 e 19.

Representando a Educação Especial, as professoras Roberta Vieira e Roberta Beviláqua apresentaram as metas 4, 8, 12, 13 e 16.
A professora Carolina Becker, representando o Conselho Municipal de Educação, apresentou as meta 7, 9, 10 e 11.
Todas as discussões levantadas foram alteradas nas planilhas anexas a este relatório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário