sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Atividades de Educação Alimentar e Nutricional marcam Semana Mundial da Alimentação


No dia 16 de outubro, no mundo todo, foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A Semana Mundial da Alimentação é uma celebração instituída pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a edição de 2014 ocorreu de 13 a 19 de outubro, com o tema “Agricultura Familiar: alimentar o mundo, cuidar do planeta”. No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil.
Em São Sepé, durante todo o mês, com continuidade em novembro, estão sendo desenvolvidas diversas atividades nas escolas municipais, numa parceria da SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Departamento de Alimentação Escolar) e Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar. Foram realizadas uma série de palestras com o objetivo de destacar este importante tema. As escolas foram visitadas pela nutricionista da SMEC, Vanessa Figueira de Souza, e pela extensionista de Bem Estar Social da Emater, Cleisa Freitas Peixoto.
Na ocasião foram tratados assuntos referentes a uma alimentação saudável, destacando a importância do consumo de alimentos produzidos em nossa localidade, e a necessidade de mudarmos hábitos alimentares errados que causam sérios problemas a nossa saúde. Participaram cerca de 500 alunos, além de professores e manipuladores de alimentos. Em 2015, este trabalho será estendido aos pais e comunidade escolar.

Segundo dados da FAO, hoje 840 milhões de pessoas passam fome no mundo, 47 milhões na América Latina e no Brasil ainda existem 14 milhões nesta condição. No planeta são 570 milhões de propriedades, das quais 500 milhões são da agricultura familiar, que ocupam 12% das terras com áreas médias menores que dois hectares. São estes produtores que devem produzir alimentos para a população e que também são a esperança de esforço e dedicação para uma produção sustentável de uso dos recursos naturais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário