quarta-feira, 27 de julho de 2016

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

Aconteceu em São Sepé, desde o domingo, dia 17 de julho, o XII Seminário Internacional de Educação. O evento foi uma promoção do Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos (Mobrec), núcleo local, e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). As programações seguiram até o dia 20, quarta-feira, e os participantes debateram e dialogaram com palestrantes e conferencistas, sobre temas variados.
Na solenidade de abertura, estavam presentes a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Paula Ferreira Machado, na ocasião, ainda, representando o Prefeito Léocarlos Girardello, a Presidente do Conselho Municipal de Educação e Cultura, Alcina Bitencourt, a Presidente do Sipromuss, Márcia Aires, a representante da Presidência da Confederação Latino-Americana de Educadores Cristãos, Enedy Vivian, a Coordenadora Nacional do Mobrec, Ercília de Moura Garcia, a Coordenadora do Mobrec São Sepé, Maria Elena Michielin, e o Pároco local, Padre Gerson Gonçalves.
A palestra de abertura foi com o professor doutorando Geovani Pasini, com o tema “Educação, Ambiente e Cultura: Interfaces na Docência”. Já na segunda-feira, dia 18, houve uma mesa plenária, e, também, duas conferências: “O professor e sua imagem no contexto da Violência e falta de Reconhecimento”, com o professor pós-doutor em Humanidade, Amarildo Trevisan, e, “O professor e seus desafios na contemporaneidade: um tributo a Paulo Freire”, com o professor pós-doutor em Humanidade, Geraldo Rosa, da UCS (Caxias do Sul), tendo como mediadora, a professora doutora Ercília de Moura.
No mesmo dia, pela tarde, a programação contou com os temas: “As diversidades de educação infantil e a práxis docente”, com as professoras Carina Avínio e Janaina Guimarães, do IFF, e, “Transtorno do Espectro autista: a importância do diagnóstico e intervenção precoce”, com a psicóloga Camila Rosa.
Já na terça-feira, dia 19, os temas tratados foram: “Base Nacional Comum Curricular – O que ela representa no meu fazer pedagógico?” com a Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, UNCME/RS, Fabiane Bitello, “Palestra Teatral: Para ensinar tem que aprender!”, com Daniel Guimarães e artistas, e, “Saberes, aprendizagem e curiosidades como elementos constitutivos da genteidade”, com o professor Celso Ilgo Henz, da UFSM.
No último dia do evento, quarta-feira, dia 20, as temáticas foram: “Vivenciando africanidade para ressignificar currículos escolares”, com Isadora Bispo, “Educação e saúde do educador”, com a professora mestra, Maria Aparecida Nunes Azzolin, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI, de Santiago).
Pela tarde, os trabalhos estiveram focados em abordagens, como: “Educação Ambiental: A visão ecológica e a prática docente”, com o professor doutor Rodrigo Konig, do IFF, “Educação e Saúde preventiva: Compartilhando Experiências Cubanas” com médica Gisela Grinan Bicet, e, “Ética e Meio Ambiente”, com Antônio Helvio Ilha. Após, deu-se a cerimônia de encerramento do seminário.







Nenhum comentário:

Postar um comentário