terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

OFICINA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

A SMEC reuniu, na manhã desta terça-feira, 18/02, no Polo de Educação Superior Sepé Tiaraju, as professoras de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de São Sepé para participarem de uma oficina da disciplina, onde foi trabalhado, entre outros assuntos, a metodologia do livro didático "Tecendo Linguagens", obra unificada nos anos finais das escolas municipais através do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático.
A ministrante da oficina, Marília Papaléo Fichtner,  licenciada em Letras, UFRGS (1978); Dra. em Letras pela PUCRS (2005); graduada em Psicologia, PUCRS (1997), assessora pedagógica da editora IBEP, destacou as leituras de imagens e textos, salientando que a maior dificuldade da escrita é se colocar no lugar do leitor, portanto, é fundamental, antes de escrever, imaginar qual é o público leitor, a linguagem a ser empregada e onde o texto irá circular. 
Também demonstrou, através de vídeos e dramatizações, a importância que deve ser dada à criação de personagens para a produção de textos orais e escritos, dando um enfoque especial ao pedagógico e à literatura. Conforme Fichtner "devemos formar leitores contínuos para formar alunos que saibam produzir textos. A leitura é essencial na educação."






Um comentário: