segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SMEC REALIZA FORMAÇÕES CONTINUADAS






Dando continuidade às formações, a SMEC reuniu, no dia 15 de agosto, no Polo de Educação Superior Sepé Tiaraju, no turno da manhã, os coordenadores pedagógicos das Escolas da Rede Municipal de Ensino para discutirem a temática sobre “Avaliação”. As integrantes do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação explanaram sobre o tema e os coordenadores pedagógicos levarão as reflexões para as sessões pedagógicas de suas escolas.

Já no turno da tarde a Secretária de Educação, professora Paula Ferreira Machado, deu início a uma formação para todos os gestores das Escolas da Rede Municipal de Ensino – diretora, vice-diretora e coordenadores pedagógicos com a temática  “Política de Formação Técnico-pedagógica das equipes gestoras da educação no município de São Sepé/RS” -  onde destacou que as ações de formação que constituem a proposta estão firmadas em dois objetivos: a ampliação do universo de conhecimento dos gestores frente às atuais políticas públicas, à gestão da educação e da escola e ao papel do gestor em uma perspectiva democrática, bem como a reflexão-ação do trabalho administrativo-pedagógico da equipe gestora da escola, com foco nas instâncias colegiadas e na retomada e implementação do Projeto Político Pedagógico da escola.
Segundo a Secretária: “Precisamos necessariamente de um espaço para formação que possa estabelecer formas de organizar o trabalho na escola e potencializar discussões que atendam à melhoria da qualidade da educação básica no país.
A formação continuada não deve se restringir à resolução de problemas específicos da escola e da sala de aula, mas contribuir para que o professor ultrapasse a visão compartimentada na sua atividade diária e passe a analisar os acontecimentos sociais, contribuindo para sua transformação.
Neste contexto, a formação dos gestores deve ser orientada por uma teoria. Sem desconsiderar a importância da prática, é importante ressaltar a teoria não só para uma reflexão sobre novas possibilidades ao acesso do conhecimento, como para uma análise da própria prática. Sem uma formação teórica sólida fica difícil, por exemplo”.

O próximo encontro acontecerá na segunda quinzena de agosto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário